quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vida em Família

Se o clima na sua casa não tem nada a ver com seriados repletos de famílias felizes, não se assuste. Toda família tem seus dias de felicidade e guerra.

1. Vivo brigando com meus pais: o clima de guerra entre pais e filhos é muito mais comum do que você imagina. Principalmente na adolescência, fase da vida em que achamos que nossos pais estão ultrapassados e não nos compreende. Para acabar com o clima pesado, você deve repensar nas suas atitudes...
Dicas
* Aprenda a escutar o que eles tem a dizer. Se não concordar, tudo bem, mas fale sobre o seu ponto de vista com calma.
* Procure se interessar por eles. Pergunte ao seu pai, por exemplo, como anda o trabalho e demonstre que realmenteestá interassada em escutá-lo. Faça isso com sua mãe também, pois é legal estimular o diálogo na sua família.

2. Sou tratada como um bebê: se você não pode sair sozinha com as amigas sem que a Patrulha Doméstica seja acionada, se liga: não adianta espernear. Pois, se a cada não que escutar, ficar de cara feia ou se a cada não que escutar, ficar de cara feia ou se trancar no quarto, você só estará reforçando o que eles pensam a seu respeito. A saída é mostrar que amadureceu.
Dicas:
* Nunca bata de frente e converse, em vez de brigar.
* Conte tudo a respeito de seu pedido. Passe o máximo de detalhes possíveis: onde é o lugar, com quem você vai e volta, a que horas pretende chegar (lembre-se que os horários de volta inicialmente podem não ser o quer, mas com o tempo você vai ganhando a confiança de seus pais e também horários melhores!)
* Não minta nunca, por nenhum motivo, mesmo se achar que, contando a verdade, você não terá a mínima chance. Perder a confiança dos pais não é nada legal.

3. Meus pais vivem brigando um com o outro: não é fácil viver no meio do fogo cruzado, porém a melhor meneira de encarar essa situação é procurar entender que os desentendimentos dos pais são assuntos que dizem respeito unicamente a eles.
Dicas:
* Procure não se envolver nas discussões. Eles são adultos e, provavelmente, saberão lidar com a situação melhor sem sua interferência. Lembre que esse problema não é seu.
* É dificil não tomar partido, mas tente se envolver o mínimo possível nas discussões.
* Converse com eles, juntos ou separados, mas sem agressões. Fale apenas de seus sentimentos e sua tristeza, porém não faça cobranças nem acusações. Diga que sabe que os dois conseguirão chegar a um entendimento, seja ele qual for, e que você torce pela felicidade deles.

4. Tenho medo que eles se separem: pode ser que seus pais estajam apenas passando por uma fase difícil. Algum estresse passageiro ou problemas que você ainda não tem idade para entender...
Dicas:
* Tente não sofrer por antecipação. Evite ficar remoendo dúvidas como: "Com quem vou morar?" Ninguém consegue adivinhar o futuro e você nem sabe se eles realmente vão se separar.
* Lembre-se, não importa o que tenha acontecido, a culpa não é sua.
* Se realmente se separarem, saiba que eles a amam independentemente do casamento. E, cm certeza, vão arranjar uma maneira amigável de você conviver com os dois, mesmo que demore um pouco para se acertarem.

5. Meus pais são separados e não quero que eles namorem outras pessoas: a maioria dos filhos de pais que se separam mantém a ilusão de que, um dia, eles ainda voltem a morar juntos. Por isso, a presença de uma terceira pessoa na história nunca é bem aceita.
Dicas:
* Quando os pais se separam, deixa de existir os papéis de marido e mulher. Mas o de pai e de mãe continuam para sempre. Portanto, não tenha medo que seu pai deixe de gostar de você por causa de uma namorada.
* Você não pode impedir que seus pais refaçam suas vidas depois de uma separação. Elestem todo o direito de encontrar uma outra pessoa para seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário