quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pele Sem Dramas

Problema 4
Olheira

O que é?
Todo mundo tem uma rede de vasinhos abaixo dos olhos. Dependendo da cor e da finura da pele, você consegue vê-la. E, quanto menos colágeno você tem, mais fina e transparente é a sua pele. E aí vem a olhira. Ok, mas por que em um dia a gente está linda e no outro ela aparece? Porque o calibre dos vasos varia de acordo com o grau de cansaço, o estresse, a época do ciclo menstrual e o tipo de alimentação. Mas você também pode ter a tendência genética de acumular melanina nessa região e aí a pele fica eternamente amarronzada: é o que os dermatologistas chamam de olheiras permanentes.

3 formas de evitar
1. Controle a alimentação: alimentos com muita proteína e radicais livres, como as carnes vermelhas, mais gordurosas, produtos enlatados e defumados, interferem na circulação e, consequentemente, na formação das olheiras.
2. Durma bem: oito horas por noite é o que recomendam os especialistas.
3. Pare de fumar: o cigarro deixa a pele pálida, desgasta o colágeno e gera o acúmulo de radicais livres, tornando a região cada vez mais frágil e transparente.

É VERDADE QUE...
... compressa de chá de camomila melhora as olheiras?
Sim, desde que seja gelado porque o frio diminui o calibre dos vasinhos, amenizando temporariamente o aspecto arroxeado. Como o resultado tem a ver com a temperatura, o truque funciona com qualquer coisa fria sobre os olhos: pepino, água boricada, soro fisiológico e até compressas de gelo. Mas a camomila tem outra vantagem: como é calmante, tem um leve efeito antinflamatório. Aplique os saquinhos ou as compressas de chá bem concentrado sobre os olhos e deixe agir por 10 ou 15 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário