quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pele Sem Dramas

Problema 3
Cravos e espinhas

O que são?
Cravo e espinha são nomes populares para 2 estados diferentes da acne. O cravo, ou comedão, surge quando o buraquinho por onde sai a oleosidade da pele fica entupido por causa do excesso de produção de sebo e descamação da pele. Como não está inflamado, a gente vê apenas um ponto preto. Mas esse poro entupido pode gerar uma inflamação e atrair bactérias. E aí o cravo vira uma espinha. Durante todo o processo, há sempre uma vilã envolvida: a oleosidade exagerada da pele. Na adolescência, ela costuma aparecer por causa das mudanças hormonais.

4 formas de evitar
1. Lave a pele com sabonete neutro: duas vezes por dia. Isso não vai impedir a produção de sebo, mas ajuda a previnir o entupimento dos poros.
2. Use produtos em gel ou oil free: Isso vale para hidratantes, filtros solares e maquiagem.
3. Manere o consumo de açúcar: pricipalmente o refinado, presente nos doces. Com mais glicose no sangue, o corpo produz mais insulina, um hormônio que estimula os hormônios masculinos, que favorecem o aparecimento da acne.
4. Mantenha a forma: o tecido adiposo demora a metabolizar o hormônio masculino, aumentando a oleosiade da pele e o surgimento de acne.

É VERDADE QUE...
... o ciclo menstrual interfere nas espinhas?
Sim. Tudo que mexe com seus hormônios mexe com a sua pele. É assim com estresse, problemas emocionais e com alterações hormonais com o seu ciclo menstrual (cerca de 8 ou 10 dias antes da menstruação, sua pele pode ficar mais oleosa). Quem tem ovário policístico pena ainda mais: essa síndrome descontrola todos os seus hormônios, aumentando a oleosidade da pele. Se você está com mutio mais espinha do que o normal e anda com menstruação totalmente desregulada, procure um ginecologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário